Sobre a plataforma tecnológica
O Projeto da Implantação da Plataforma Tecnológica de Dados de Inovação da Indústria Goiana e setores produtivos inovadores, executado pelo Instituto Initi e financiado pela Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis - Funtec, objetiva mapear as empresas goianas a partir do potencial inovador, que possuem e incentivar, por meio da implantação da plataforma para a coleta de informações, a prática da inovação e o desenvolvimento do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Para essa coleta de dados, iremos contar com a ajuda das empresas, para o preenchimento de um questionário que irá ser bem centrado no setor de inovação de sua empresa.
Para efetuar o preenchimento do questionário, CLIQUE AQUI.
Distribuição das empresas quanto ao Potencial Inovador por Segmento Econômico (%) (N = )
Este gráfico apresenta o potencial inovador das empresas goianas constantes da Plataforma Tecnológica de Dados de Inovação da Indústria Goiana que atuam no segmento Indústria, Comércio e Serviços. Classifica as respostas em Alto potencial inovador, Médio potencial inovador e Pouco potencial inovador. Ao clicar no segmento no próprio gráfico será apresentada a classificação do potencial inovador para o segmento respectivo.
Distribuição das empresas quanto ao Potencial Inovador por porte (%) (N = )
Este gráfico apresenta o potencial inovador das empresas goianas constantes da Plataforma Tecnológica de Dados de Inovação da Indústria Goiana classificadas, em função do porte, como micro e pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas. Categoriza as respostas em Alto potencial inovador, Médio potencial inovador e Pouco potencial inovador. Ao clicar no porte no próprio gráfico, será apresentado a classificação do potencial inovador do porte respectivo.
Preencha o questionário e saiba ao término do preenchimento o potencial inovador da sua empresa. Clique aqui.
.
Núcleo de Inovação de Goiás - NIG
O Núcleo de Inovação de Goiás (NIG) foi lançado no mês de abril de 2011, pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG, gestora local representante da CNI para o MEI. Por meio da Plataforma Tecnológica em execução, a FUNTEC atuará como parceira estratégica do NIG, nas seguintes ações:
- Articular os parceiros para as atividades a serem desenvolvidas pelos núcleos de inovação;
- Apoiar o planejamento e a execução do plano de ação do núcleo de inovação;
- Sensibilizar e estimular empresas para a realização dos planos de inovação;
- Acompanhar e monitorar as empresas que desenvolveram planos de Inovação, disseminando os resultados alcançados.
Gerando conhecimento:
Saiba o porquê da Iniciativa do setor empresarial ter a sua Plataforma Tecnológica em Goiás |
Mobilização Empresarial pela Inovação - MEI
O Movimento tem o objetivo de incorporar e aprimorar a Gestão da Inovação nas empresas brasileiras, além de ampliar os instrumentos públicos que buscam a inovação do país.
Contando com o apoio dos líderes empresariais brasileiros das principais associações industriais e das federações estaduais da indústria, houve um esforço inédito de mover a agenda de inovação, para a melhor adequação à realidade empresarial.
Seu objetivo estratégico é o auxílio na organização de um consenso, que seja capaz de trazer um forte apoio do setor privado à Iniciativa Nacional pela Inovação (INI). A INI é um fórum estabelecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) para reproduzir, de uma nova maneira, o resultado já alcançado no passado, pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP). Em paralelo, o resultado dessa mobilização deve fazer com que as políticas públicas atendam as necessidades da indústria.
.
Atividade em favor da inovação no Brasil: |
Mapa Estratégico da Indústria - CNI
O Fórum Nacional da Indústria da CNI mobilizou, ao longo de seis meses em 2005, dezenas de organizações e empresários para uma reflexão sobre o futuro da indústria no Brasil. O resultado desse trabalho é o Mapa Estratégico da Indústria, que define objetivos e programas capazes de transformar o Brasil numa economia competitiva. Para tal, a indústria propõe um conjunto de ações interligadas que possibilitam o crescimento sustentável e a geração de empregos.
Uma das principais inovações do Mapa Estratégico é o acompanhamento da evolução dos indicadores dos objetivos traçados. Assim, é possível corrigir ações e alterar rotas, almejando superar os desafios estipulados para 2015.
- Anexo:
Link para o site: http://www.cni.org.br
.
Atividade em favor da inovação em Goiás: |
Mapa Estratégico da Indústria Goiana- Projeto Goiás 2020 – Indústria Rumo ao Futuro FIEG
Lançado em 16 de agosto de 2010, o Mapa Estratégico da Indústria Goiana, dentro do Projeto Goiás 2020 – Indústria Rumo ao Futuro, levou 8 meses para ser construído. O processo envolveu empresários, entidades ligadas ao setor, especialistas em diversos segmentos, universidades, secretarias estaduais e municipais, em uma ampla reflexão sobre o futuro da indústria em Goiás.
- Anexo:
Arquivo em PDF:Download